Zoológico brasileiro fica entre os 10 melhores do mundo

Publicado em 20/08/2014 às 16h09

Imagem Gramadozoo estação ambiental.

Um zoológico do Rio Grande do Sul, Gramadozoo, foi considerado um dos dez melhores do mundo por uma pesquisa feita com viajantes. O Gramadozoo, situado na cidade da serra gaúcha, foi o décimo colocado na lista divulgada nesta terça-feira (19) pelo site TripAdvisor.

O país com mais representantes na lista foi os Estados Unidos -- é lá que ficam o primeiro e o segundo lugares: o Henry Doorly Zoo, em Nebraska, e o San Diego Zoo, na Califórnia.

Considerado também o melhor do ranking da América Latina, o Gramadozoo foi criado em 2008. Os cerca de 1.500 animais ficam isolados por vidros blindados e viveiros grandes, em vez de em jaulas e ambientes cercados por grades. A instituição, que afirma privilegiar bichos da fauna brasileira e focar em seu bem estar, tem hospital veterinário e oferece cuidados especiais para animais em extinção.

Leia mais informações do Gramadozoo no final da reportagem

Aquários
O ranking também elegeu os melhores aquários do mundo, e o vencedor foi o Monterey Bay Aquarium, na Califórnia, EUA. Nessa categoria não houve nenhum representante brasileiro.

Os vencedores foram determinados por um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações de zoológicos e aquários ao longo de um ano no site.

Os melhores zoológicos do mundo
1°- Henry Doorly Zoo, Estados Unidos
2°- San Diego Zoo, Estados Unidos
3°- Loro Parque, Espanha
4°- St. Louis Zoo, Estados Unidos
5°- Singapore Zoo, Cingapura
6°- Chester Zoo, Reino Unido
7°- Zoológico de Praca, República Chaca
8°- Tiergarten Schoenbrunn – Zoo Vienna, Áustria
9°- Bioparc Valencia, Espanha
10°- Gramado Zoo, Brasil

Os melhores aquários do mundo
1°- Monterey Bay Aquarium, Estados Unidos
2°- Oceanário de Lisboa, Portugal
3°- Georgia Aquarium, Estados Unidos
4°- Tennessee Aquarium, Estados Unidos
5°- Ripley’s Aquarium of the Smokies, Estados Unidos
6°- Aquaworld Aquarium, Grécia
7°- Dallas World Aquarium, Estados Unidos
8°- Vancouver Aquarium, Canadá
9°- Mundomar, Espanha
10°- Two Oceans Aquarium, África do Sul

Os melhores do Brasil (aquários e zoológicos)
1°- Gramado Zoo, Gramado (RS)
2°- Zoológico de São Paulo, São Paulo
3°- Bosque da Ciência, Manaus
4°- Aquário Municipal de Santos, Santos (SC)
5°- Aquário de Aracajú, Aracajú
6°- Zoo Pomerode, Pomerode (SC)
7°- Aquário Natal, Extremoz (RN)
8°- Aquário de São Paulo, São Paulo
9°- Aquário de Ubatuba, Ubatuba (SP)
10°- Manaus Zoo, Manaus

logo

Gramadozoo

Gramado é um dos mais famosos destinos turísticos brasileiros. A charmosa cidade da Serra Gaúcha fica há 115km de distância da capital, Porto Alegre. Na cidade, acontecem alguns dos maiores eventos brasileiros, como o Festival de Cinema de Gramado e o Natal Luz. 

O Gramadozoo fica há apenas 5km do centro da cidade. O acesso é feito pela RS-115, distante 700m do pórtico de entrada de Gramado.

Gramadozoo um novo conceito em zoológico

Com a proposta de agregar ao turismo da Serra, Gramadozoo contempla bem-estar animal, pesquisa, educação ambiental e entretenimento
O Brasil ganhou um novo zoológico, o Gramadozoo. O parque da Serra Gaúcha, no entanto, não é apenas um espaço turístico recreacional. Em funcionamento desde setembro de 2008, o Gramadozoo traz um novo conceito para o segmento. Bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental são os pilares que norteiam as atividades do empreendimento. No lugar das grades e jaulas, vidros blindados e enormes viveiros de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. 

Com alta preocupação ambiental e enquadrado na categoria A do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), o Gramadozoo inova também ao apresentar animais exclusivamente da fauna brasileira, que possui a maior biodiversidade do planeta. Atualmente, vivem no parque 1.500 animais.

No zoo gramadense, espécies em extinção recebem cuidados especiais para reprodução e pesquisa. Com hospital veterinário, berçário e ambientes especiais para os animais de clima quente, o zoológico possui uma equipe especializada de biólogos, veterinários e educadores ambientais, que proporcionam aos visitantes uma perfeita harmonia entre homem e natureza.

Durante o percurso de 1.200 metros do zoo, o visitante recebe informações através dos educadores ambientais, das placas ilustrativas com fácil leitura, que ajudam o empreendimento a cumprir uma de suas principais metas: a educação ambiental.

Outra grande novidade é a visitação no período da noite, o que permite uma experiência única de observação de espécies com hábitos noturnos, oferecendo uma opção totalmente diferenciada no segmento.

Para virar referência, foram cinco anos até a abertura do parque ao público: três anos de pesquisa e dois de construção, o que dá uma idéia dos cuidados envolvidos na implantação do Gramadozoo.

Com uma vista magnífica dos vales, o restaurante do Gramadozoo – em formato de oca indígena – tem capacidade para atender mais de 200 pessoas e oferece o famoso “Guabi” (crepe). O parque conta ainda com exclusiva loja de produtos que valorizam a fauna brasileira, onde parte do valor arrecadado é revertido para pesquisa e conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Site: www.gramadozoo.com.br
Categoria: Brasil, Turismo
Tags: aquários, Gramadozoo, Os melhores aquários do mundo, Os melhores zoológicos do mundo, zoológicos

voltar para Notícias

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|||image-wrap|news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|news login normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||