USP entre as 100 melhores do mundo em 29 cursos

Publicado em 29/04/2015 às 15h57

USP entre as 100 melhores do mundoUSP entre as 100 melhores do mundo

Em um ranking internacional que analisou a qualidade de 36 cursos, a Universidade de São Paulo (USP) ficou entre as 100 melhores instituições do mundo em 29 delas. Segundo a lista do QS Quacquarelli Symonds University Rankings divulgada na noite desta terça-feira (28), em oito cursos, a USP é uma das 50 melhores. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou entre as 100 melhores do mundo em 16 cursos (veja o ranking completo).

Também aparecem no ranking do QS a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com cinco cursos entre os 100 melhores, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), com três cursos,as federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), com dois, de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (Unifesp), com um curso cada, e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), também com um curso.

USP entre as 100 melhores do mundo

Dessa vez, 36 cursos foram avaliados (na edição de 2014, 30 delas entraram no ranking), como história, matemática, química e comunicação e estudos de mídia. Na USP, o curso que ficou na maior colocação do ranking por disciplinas foi odontologia. O curso da instituição brasileira é o 12º melhor do mundo, de acordo com o QS.USP entre as 100 melhores do mundo

Mapa da USP

Na Unicamp, o curso de odontologia também ficou entre os 20 melhores e foi listado na 17ª posição. A instituição com sede em Campinas (SP) também teve os cursos de agricultura e silvicultura e de engenharia elétrica e eletrônica destacados entre os 50 melhores.

Na USP, além da odontologia, outros sete cursos entraram na lista de 50 melhores do mundo: agricultura e silvicultura, ciências veterinárias, engenharia civil e estrutural, arquitetura, artes e design, filosofia e farmácia e farmacologia. No ano passado, seis cursos ficaram nesse ranking.

58 cursos brasileiros listados
No total, 58 cursos das oito instituições brasileiras ficaram entre os 100 melhores do mundo em suas áreas. Em comunicado divulgado à imprensa, o QS afirmou que "as universidades brasileiras mostram uma competitividade internacional crescente, com forte presença em uma variedade de áreas".

Na América do Sul, o Brasil é o país com mais instituições figurando no ranking divulgado nesta terça. O Chile vem em segundo lugar, com sete instituições e 37 cursos listados.

O México teve quatro instituições e 30 cursos figurando no ranking. A Argentina também teve quatro instituições listadas e 20 cursos entre os melhores de suas áreas. Na Colômbia, duas instituições tiveram, juntas, dez cursos destacados pelo QS.

Topo
Nas listas deste ano, o Massachusetts Institute of Technology (MIT, na sigla em inglês) foi a instituição que ficou no topo do maior número de cursos: 11, no total, com destaque para as engenharias. A Universidade Harvard lidera o ranking em dez cursos.

No total, 15 instituições se revezam como as melhores, dependendo dos cursos avaliados. Praticamente todas elas são americanas ou britânicas –a exceção é a ETH Zurich, instituição suíça que, segundo o QS, tem o melhor curso de ciências marinhas e terrestres do mundo.

USP entre as 100 melhores do mundo, USP entre as 100 melhores do mundo, USP entre as 100 melhores do mundo,USP entre as 100 melhores do mundo

Categoria: Educação, São Paulo
Tags: USP

voltar para Notícias

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|||image-wrap|news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|news login normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||