Restrições Alimentares – Alérgicos e Intolerantes

Publicado em 03/11/2015 às 16h11

Restrições Alimentares – Alérgicos e IntolerantesRestrições Alimentares – Alérgicos e Intolerantes

Nunca se falou tanto em restrições ao consumo de glúten e lactose, mas até onde o assunto é uma “moda” alimentar ou se de fato um vilão para nossa saúde?

Modismo alimentar a parte, alergia e intolerância alimentar é um assunto sério e deve ser identificada e tratada por profissionais, elas podem causar  sérios problemas a saúde e muitos danos no desenvolvimento infantil . Apesar de os sintomas de alergia e intolerância serem bem parecidos, existe uma diferença grande entre um e outro, para entender um pouco, podemos resumir rapidamente que a alergia se trata de uma reação do sistema imunológico, enquanto a intolerância se trata de uma dificuldade do organismo em digerir um alimento (falta ou existe pouca enzima, como por exemplo a enzima lactase que quebra as proteínas da lactose).  

O tratamento consiste basicamente em dieta de restrições aos alimentos que causam a alergia ou intolerância que por sua vez deve ser levado com seriedade, pois uma coisa é você retirar o alimento por que leu na revista que excluir glúten e lactose emagrece e  desincha e outro bem diferente é  não poder consumi-lo de fato,  principalmente quando tratamos de crianças, imagine ter que fazer uma simples festa infantil para uma criança alérgica? Ou pior ainda é não poder leva-la á festa de um amiguinho, pois consumir um simples brigadeiro pode desencadear um grande problema, muitas mães chegam a levar para essas festinhas suas próprias receitas isentas de lactose, glutén...é mãe é mãe, e acreditem elas acabam sofrendo bem mais do que o própria criança, que na maioria das vezes se adapta com muita facilidade ás restrições e a outros paladares.

Para nossa sorte a indústria vem aumentando seu leque de produtos,  além do leite sem lactose, agora podemos encontrar também outros produtos que facilitam a vida das mamães, outro feito importante é a mudança nos rótulos e embalagens que estão vindo com informações mais claras e objetivas, sem contar que vários supermercados já contam com um cantinho só para os produtos alternativos, lá você pode encontrar além de veganos , orgânicos e diets, também os  isentos de lactose e glúten , como a farinha de  arroz, que é maravilhosa para fazer bolos, eles ficam incríveis! Afinal somos um país de muitos sabores e possibilidades, nossa gastronomia brasileira é única e muito criativa, possibilitando infinitas substituições, sabores e beleza, dando ainda mais abertura para a Gastronomia Funcional que nada mais é do que substituir ingredientes convencionais por ingredientes alternativos que por sua vez possibilitam agregar novos nutrientes ao organismo, trazendo além de saúde mais qualidade de vida.

E falando em novos  sabores segue aqui a receita de um bolo delicioso de natal que não leva glúten nem lactose.

Bolo Natalino Nutritivo

. 4 Maçãs médias cortadas em cubos

. ½ xicara de chá de passas escuras

. ½ xicara de chá de castanhas ou nozes picadas

. 1 ½ xicaras de açúcar cristal ou demerara

. ¾ xicara de óleo de girassol ou milho

. 2 xicaras de farinha de arroz

. 1 colher de sobremesa de canela em pó

1 colher de sopa de fermento em pó (químico)

4 ovos

Modo de Preparo:

Em uma tigela funda misture as maçãs, passas e castanhas, acrescente o açúcar, o óleo os ovos e a canela e deixe descansar por 30 minutos coberto com um pano limpo.

Após os 30 minutos adicione a farinha e o fermento manualmente (não é necessário uso de batedeira).

Colocar em forma ( furo no meio) untada, levar ao forno a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

Após desenformar, pode cobrir com caldinha de açúcar.

Calda de açúcar:

2 xicaras de açúcar de confeiteiro

¼ xicara de agua fervendo

Colocar o açúcar em uma tigela e acrescentar a água fervendo, mexer até dissolver todo o açúcar.

Cobrir o bolo e esperar a caldinha ficar como uma casquinha.

Outra opção é peneirar o açúcar de confeiteiro em cima do bolo.

 

Rosangela Wiaczorek

Gastronomia e Confeitaria

Contatos:

e-mail: rosangelawiaczorek@hotmail.com

WhatsApp: 11 98202 0783

Telefone: 11 4119 5665

Categoria: Culinária, Saúde
Tags: Alérgicos e Intolerantes, Restrições Alimentares

voltar para Notícias

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|||image-wrap|news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|news login normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||