Mitos da Gestação

Publicado em 21/08/2015 às 10h01

Mitos da Gestação, Alimentos para gestantesMitos da Gestação: Mitos na Alimentação da Gestante

Muitos mitos surgem durante a gestação, principalmente sobre como a gestante deve se alimentar, então vamos desvendar os mitos e verdades que rodam o universo das gestantes.

Um dos primeiros mitos que surgem é de que: ‘estou grávida posso comer por dois’, o acréscimo de calorias durante este período é de 300 kcal por dia, nem de longe isso é comer por dois, usar a gravidez para comer em excesso pode prejudicar a saúde da mãe e do bebê, além de aumentar o risco de contrair diabetes e hipertensão gestacional.

Mitos da gestação, alimentos para gestantes

Outro engano muito comum é de que o bebê pode nascer com cara do alimento que a mãe ficou com vontade de comer. As vontades durante a gestação podem ser um aviso do organismo de que está precisando de vitaminas e minerais, mas nenhum estudo comprova que se a gestante não satisfazer sua vontade o bebê nascerá com marcas que lembrem o alimento.

Mitos da gestação, alimentos para gestantes:

Gestantes não podem tomar chá? Em certo ponto, deve-se observar as ervas e raízes que devem ser evitadas durante a gestação, são elas: canela, os ricos em cafeínas como chá verde, mate, preto, chá branco, pois aceleram o metabolismo. Já as ervas como camomila, erva doce, gengibre estão liberadas.

Gestantes não podem consumir adoçantes? O uso de adoçantes deve ser evitado por mulheres que não tenham problemas como o diabetes, em casos que seja necessário a retirada do açúcar, o uso de adoçantes na gestação deve ser moderado e os tipos mais indicados são a estévia que é feito de planta, sendo sempre necessário a orientação de um nutricionista para adequar doses e o tipo ideal para cada caso.

Comer canjica aumenta o leite durante a amamentação!? Mito, a canjica é um alimento rico em cálcio, fibras, muito nutritivo, mas que não interfere no aumento ou diminuição de leite, o que ajuda nesse processo é uma alimentação equilibrada com os nutrientes necessários, uma boa hidratação e a regularidade da amamentação, a sucção do bebê, quanto mais você amamentar mais leite vai produzir.

Cerveja preta aumenta o leite? Também não é verdade, assim como o consumo de canjica. O que aumenta o seu leite é uma boa alimentação e a regularidade da amamentação.

Carnes cruas ou mal passada não pode? Verdade, o consumo destes alimentos crus ou mal passados não é indicado, pois podem estar contaminados com toxoplasmose.

Comida japonesa pode causar aborto? Mito, a comida japonesa deve ser evitada devido a higienização e controle de temperatura dos peixes, se mal manipulado estes alimentos podem levar á intoxicação alimentar que durante a gestação pode ser agravada. Mas não está relacionada ao aborto.

Durante a gestação não posso comer frutas e verduras? Mito, durante esta fase estes alimentos são de extrema importância, o que você deve estar atenta é sempre a higienização destes, evitar consumi-los em locais onde desconheça a procedência e a forma de higienização.

Lembre-se sempre de manter uma alimentação equilibrada para manter sua saúde e a do bebê em dia. Sempre procure um profissional nutricionista para acompanhar esta fase tão importante da sua vida, somente ele poderá ajudar a esclarecer dúvidas sobre a alimentação durante a gestação.

 

Veja Mais Aqui

Especialidades:

Nutricionista Esportiva, Nutrição Funcional, Bioimpedância, Comida Congelada Light, Food Detective, Coach.

Atendimentos:

Dra. Talitta, nutricionista, atende as regiões de Osasco, Alphaville, Vila Campesina, Butantã, Granja Viana, Jaguaré, Villas Lobos, Carapicuíba, Cotia, Vila São Francisco, Barueri, Raposo, Lapa, Vila Leopoldina, Parque dos Príncipes, Pinheiros.

Dra. Talitta A. Maciel 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

Atendimento das 7h30 às 19h e aos sábados (consultar agenda disponível).

e-mail: contato@espacoreeducacaoalimentar.com.br ( informar, dia e preferência de horário)

Telefones: (11) 3684-0017 (11) 3684-0091

Rua Deputado Emílio Carlos, 1051, Vila Campesina - Osasco - SP (sentido Vila Yara - em frente Restaurante Espaço Grill)

Categoria: Nutrição, Saúde
Tags: Alimentação, Alimentação para gestantes, alimento saudável, Gestantes, mitos da gestação

voltar para Notícias

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|||image-wrap|news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|news login normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||