IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS PARA A SAÚDE

Publicado em 18/05/2015 às 15h03

IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS PARA A SAÚDEIMPORTÂNCIA DAS FIBRAS PARA A SAÚDE

IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS PARA A SAÚDE: As fibras devem estar presente em todas as nossas refeições, são aliadas de quem deseja perder peso, e ajudam no controle da glicemia, colesterol e melhora o funcionamento do intestino.

O consumo de fibras colabora para a redução do colesterol, pois absorvem as moléculas de gorduras e ajudam na produção de substâncias que auxiliam na síntese do colesterol, no caso da glicemia, o consumo de fibras atua reduzindo o índice glicêmico dos alimentos, isso faz com que se transforme em açúcar mais lentamente, liberando na corrente sanguínea quantidades de insulina menores, como a insulina é um hormônio produtor de gorduras, quanto menor insulina liberamos, menos gorduras produzimos, o consumo de fibras ajuda a dar maior saciedade, assim comemos menores quantidades, e demora-se mais para sentir fome.

Para o intestino as fibras são grandes amigas, elas aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, e quanto menos tempo temos contato com as fezes no intestino, melhor é feita a faxina no nosso organismo, liberando toxinas que não nos servem. Além disso, as fibras favorecem o crescimento das bactérias boas, e diminuem as bactérias ruins, isso ajuda a evitar doenças, melhora a imunidade, e protege nosso organismo das toxinas que acabamos ingerindo no dia a dia.

 Fibras solúveis e fibras insolúveis

IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS PARA A SAÚDETemos dois tipos de fibras as solúveis que ajudam a dar maior saciedade e controlam a glicemia e colesterol, estão presentes nas frutas, aveia, leguminosas, e as insolúveis que estimulam o bom funcionamento do intestino e podemos encontrar em verduras, farelos, cereais integrais, sementes.

Para se obter os benefícios das fibras, é necessário uma ingestão adequada de água, sem a combinação fibras água o efeito pode ser indesejado, como gases, constipação, sensação de inchaço.

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