Diferença entre intolerância e alergia alimentar

Publicado em 09/04/2015 às 14h07

alergia alimentarDiferença entre intolerância e alergia alimentar

As alergias acontecem quando o sistema imunológico reage a um componente presente no alimento como se ele fosse veneno, nas reações alérgicas à alimentos, o organismo manifesta imediatamente os sintomas, esta resposta vem do nosso sistema imune, nossas defesas, que entendem que precisa expulsar aquele invasor de dentro dele. Mesmo que se consumam pequenas quantidades dos alimentos que se tem alergia, o corpo vai responder rapidamente a esta ingestão. Os sintomas mais comuns das reações alérgicas são: manchas na pele, diarreia, vômito, enxaqueca, tosse, irritação na garganta, nariz e olhos, asma e inchaço da laringe, dificuldade para respirar, devendo procurar imediatamente o pronto socorro, pois pode haver fechamento da glote. As alergias alimentares em geral são descobertas na infância, e os alimentos que mais facilmente causam alergias são camarões, frutos do mar, amendoim, castanhas, leite, ovos, soja, trigo.

Já na intolerância alimentar o corpo não consegue digerir ou metabolizar o alimento por falta de enzimas digestivas para tal, e ele acaba ficando acumulado no corpo, o que faz com que o nosso organismo dê sinais de que algo não vai bem, no caso da intolerância a reação não é imediata, ela vai aparecendo com o tempo, as vezes a pessoa até demora em relacionar os sintomas ao alimento consumido, os sintomas aparecem de acordo com a quantidade de alimento consumido, quanto mais se consome mais rápido se tem as reações. Os sintomas mais comuns na intolerância são dores abdominais, gases, enxaqueca, diarreia ou intestino preso, enjoo, vômitos, sensação de peso, cólicas, dores no corpo, sintomas como os de gripe, nariz escorrendo, espirros, dores de ouvido, etc. Os alimentos que mais comumente causam intolerância são leites e derivados, glúten, frutose, etc.

Em ambas o tratamento é a retirada da alimentação dos alimentos que causam os sintomas, eles devem ser retirados das receitas e preparações sendo substituídos por outras opções que não causem as reações indesejadas.

Diferença entre intolerância e alergia alimentar

Diferença entre intolerância e alergia alimentar

Diferença entre intolerância e alergia alimentar, intolerância alimentar,  alergia alimentar, Diferença entre intolerância e alergia alimentar, intolerância alimentar,  alergia alimentar, 

Diferença entre intolerância e alergia alimentar, intolerância alimentar,  alergia alimentar

 

Especialidades:

Nutricionista Esportiva, Nutrição Funcional, Bioimpedância, Comida Congelada Light, Food Detective, Coach.

Atendimentos:

Dra. Talitta, nutricionista, atende as regiões de Osasco, Alphaville, Vila Campesina, Butantã, Granja Viana, Jaguaré, Villas Lobos, Carapicuíba, Cotia, Vila São Francisco, Barueri, Raposo, Lapa, Vila Leopoldina, Parque dos Príncipes, Pinheiros.

Dra. Talitta A. Maciel 

AGENDAMENTO DE CONSULTAS:

Atendimento das 7h30 às 19h e aos sábados (consultar agenda disponível).

e-mail: contato@espacoreeducacaoalimentar.com.br ( informar, dia e preferência de horário)

Telefones: (11) 3684-0017 (11) 3684-0091

 Site: www.espacoreeducacaoalimentar.com.br

Rua Deputado Emílio Carlos, 1051, Vila Campesina - Osasco - SP (sentido Vila Yara - em frente Restaurante Espaço Grill)

Tags: Diferença entre intolerância e alergia alimentar

voltar para Notícias

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|||image-wrap|news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|news login normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||