Dia do Nerd

Publicado em 25/05/2015 às 16h55

Dia do Orgulho Nerd

Dia do Orgulho Nerd

Foto: The Big Bang Theory é uma série de televisão americana criada por Chuck Lorre e Bill Prady, que estreou no canal CBS em 22 de setembro de 2007.

Rio Claro (SP) é a cidade mais nerd do Brasil, diz Amazon

Dia do Nerd - Nesta segunda-feira (25) é comemorado mundialmente o Dia do Orgulho Nerd. O 25 de maio foi escolhido para coincidir com a data de lançamento do primeiro filme da saga de George Lucas "Star Wars" ("Episódio 4: Uma Nova Esperança", cuja estreia foi no dia 25 de maio de 1977) e por ser também o Dia da Toalha, que é celebrado pelos fãs da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias", escrito por Douglas Adams. O acessório para se secar é essencial em viagens espaciais, de acordo com a obra. Em homenagem a data, a Amazon.com.br fez uma lista com as dez cidades brasileiras mais nerds. Rio Claro, em São Paulo, ficou em primeiro lugar por ser a cidade com o índice per capita mais nerd –os vencedores foram determinados por uma compilação de dados de envios de livros "geeks" para cidades com mais de 100 mil habitantes. Os dados foram compilados desde agosto de 2014. E é em Rio Claro que está a Força. A cidade teve mais livros relacionados à saga "Star Wars" enviados por habitante. Novo Hamburgo (RS), apesar de não ter entrado para os top 10, está cheia de toalhas: a cidade é líder em entregas per capita de livros de Douglas Adams. Quanto a material relacionado a super-heróis, a campeã é Bagé (RJ). E Ribeirão Pires (SP) tem a maior proporção de envios de livros da saga "Game of Thrones".

Confira a lista completa:

1 - Rio Claro, SP

2 - Caruaru, PE

3 - Florianópolis, SC

4 - Santa Maria, RS

5 - Niterói, RJ

6 - Porto Alegre, RS

7 - São Caetano do Sul, SP

8 - Santos, SP

9 - Guarapuava, PR

10 - Teresópolis, RJ

Dia do Orgulho Nerd: saiba o que é e como comemorar

O conceito de nerd está relacionado a pessoas que se interessam muito por determinado tema, como os Geeks, aficionados por tecnologia, e os Trekkers, amantes do Star Trek
Por Julia Laks

Esqueça a imagem daquela pessoa magrinha, de óculos, antissocial. Os Nerds atuais têm idades e físicos variados, trocam experiências na Internet, organizam eventos temáticos e definiram até uma data própria para celebrar. Hoje, dia 25 de maio, é o Dia do Orgulho Nerd ou o Dia da Toalha. E como para eles nada é por acaso, a data foi muito bem escolhida. “Além de prestar uma homenagem ao autor Douglas Adams, que escreveu O Guia do Mochileiro das Galáxias e ao protagonista do livro, sobrevivente do planeta Terra que precisa se adaptar ao espaço e descobrir a importância da toalha nesse universo, comemoramos a première do primeiro filme da série Star Wars, em 1977”, explica Eduardo Sales Filho, de 35 anos, professor de Propaganda e Marketing da Universidade Dois de Julho, em Salvador, Editor-chefe do blog Papo de Gordo e Nerd assumido. 
 
Tradicionalmente, as pessoas saem às ruas com uma toalha ou postam fotos com o utensilio na rede. Há, inclusive, blogs como o Jovem Nerd que centralizam esses envios e produzem vídeos e montagens com o material. Porém o dia também serve de motivo para debater temas do universo deste grupo e falar sobre filmes como Star Trek, de J.J Abrams, e Senhor dos Anéis, de Peter Jackson, ou séries de TV como The Big Bang Theory, criada por Chuck Lorre e Bill Prady. “Adoro principalmente quando o programa faz referências ao meu universo como no episódio de Star Trek Deep Space 9 mostrado, em que a tripulação da Estação Espacial 9 volta ao passado e participa de um episódio da série original. Só quem é Nerd de verdade entendeu o espanto do personagem Sheldon quando o amigo não deu atenção ao que estava acontecendo. É um clássico!”, vibra Suzana Elvas, jornalista carioca de 44 anos. 

Certamente algumas produções caem no gosto dos Nerds, mas engana-se quem pensa que eles não têm interesses variados e até palavras para designá-los. “Nerd é um conceito genérico, que define quem se interessa muito por determinado tema e busca, obsessivamente, aprofundá-lo. Dentro da expressão, há os Geeks, aficionados por tecnologia, os Trekkers, amantes do Star Trek, os Otaku, que curtem a cultura japonesa, e muitos outros”, diz Allan Dias, de 29 anos, funcionário da biblioteca da USP de Baurú e Editor do blog Nerdrops, pouco antes de pontuar que também os ídolos de cada um variam de acordo com os assuntos que privilegiam. “Quem é apaixonado por tecnologia cita sempre o Steve Wozniak e o Steve Jobs, fundadores da Apple. Eu admiro o Christopher Nolan, responsável pela nova trilogia do Batman, os quadrinhos de Neil Gaiman e Alan Moore e os livros de Bernard Cornwell, por exemplo”.

Um dos pontos de maior consenso, no entanto, é o interesse por ficção científica e por temas medievais, presentes em séries como Game of Thrones e The Tudors, além de cultura pop em geral. “Isso já é meio caminho andado para ser considerado Nerd”, brinca Guilherme Costa, carioca de 28 anos, que trabalha com Engenharia de Petróleo. Outra questão comum é a facilidade e o prazer com que o grupo utiliza a rede para se encontrar, trocar ideias e opiniões, como exemplifica bem Priscila Queiroz, jornalista de 30 anos. “Arriscaria dizer que se não fosse a Internet, hoje não teríamos a moda da cultura Nerd. Ela permite que sejam criadas comunidades baseadas em interesses. Conheci meu namorado jogando play-by-mail, de O Senhor dos Anéis, e meus melhores amigos no Conselho Jedi Rio de Janeiro, um fã-clube de Star Wars carioca que tinha encontros mensais, mas nossas interações aconteciam diariamente na lista de discussão por e-mail”, diz.



Assim como a jovem, muitos conheceram pessoas importantes para a sua vida através de blogs, twitter, fóruns e outras redes sociais. “A nerdice extrapola o virtual e vai para o real”, brinca Allan Dias. E o Analista de Sistemas brasiliense, Roney Belhassof, de 45 anos, completa: “um ponto de interação são os eventos de tecnologia. Também existem pequenos encontros offline promovidos por amigos online como o Luluzinha Camp e o Cafe22.com.br. Mas não podemos esquecer de citar o maior aglomerado Nerd do mundo: a Campus Party, que acontece em vários países, mas tem sua maior edição no Brasil, onde se reúnem entre 6 e 10 mil pessoas por uma semana em São Paulo, sempre em Janeiro”. 

A cultura Nerd é globalizada e ganha cada vez mais adeptos. “Meu filho tem quatro anos e já é um ‘nerdinho’. Separa 20 minutos do dia, de manhã, só para assistir ao desenho Liga da Justiça. Também gosta de mexer no computador e no celular sozinho. Minha mulher mesmo reconhece que ele vai pender para este lado”, conta Allan. E talvez o orgulho de se denominar Nerd ajude. O professor Eduardo Sales Filho se apresenta, inclusive, assim para a turma no primeiro dia de aula. “Faço várias referências a esta cultura no meu curso e, mesmo que quisesse esconder, não teria como. Os alunos que são Nerds se identificam. Já os que não são, passam a ter outra ideia do grupo. Todos saem ganhando”, diz entre uma boa gargalhada. 

Senso de humor também não pode faltar. “Ser Nerd é ter poderes!”, brinca a jornalista e blogueira paulista Lúcia Freitas, de 46 anos, que reúne diversas mulheres em debates dentro e fora da rede. O grupo se diverte ainda com uma lista de direitos e deveres dos Nerds postada por uma pessoa misteriosa na wikipedia. Quem sabe um dia a história ainda renda uma série de TV.
Dia do Orgulho Nerd, dia dos nerds, nerd, dia do nerd, Dia do Orgulho Nerd, dia dos nerds, nerd, dia do nerd, Dia do Orgulho Nerd, dia dos nerds, nerd, dia do nerd,Dia do Orgulho Nerd, dia dos nerds, nerd, dia do nerd
Categoria: SOCIAL
Tags: Nerd

voltar para Notícias

show normalcase tsN left fwR|show tsN left fwR|left fwR show|||image-wrap|news login c10 fwB fsN|normalcase uppercase fwB c10|c10 fwB|news login normalcase uppercase fwB c10|tsN normalcase uppercase c10 fwB|normalcase uppercase c10|content-inner||